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Procon Uberaba inaugura Núcleo de Conciliação

Evento contou com a participação da legaltech D’Acordo Mediações

Por Autor convidado dia em Blog

Procon Uberaba inaugura Núcleo de Conciliação
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Com informações da Assessoria de Imprensa do Procon Uberaba

Dar início a um processo de diálogo aberto entre o Procon e grandes empresas que atuam diretamente com consumidores foi o principal legado do I Simpósio de Defesa do Consumidor do Triângulo Mineiro, realizado em Uberaba (MG) no último dia 27. Com o tema “Diálogo com o Mercado: as vantagens de conciliar”, o evento marcou a inauguração do Núcleo de Conciliação (NUPECON) da Fundação Procon Uberaba.

De acordo com o órgão de proteção ao consumo, o NUPECON funcionará como um programa institucional com o objetivo de ampliar e tornar mais efetiva a atuação do Procon no cumprimento de sua função legal. O Núcleo também será responsável por promover outros eventos, bem como reuniões perante associações e representantes do mercado local para difundir os métodos consensuais de solução de conflitos.

Organizado em parceria com o Centro Judiciário de Conciliação (CEJUC) da Justiça Federal, Procon Regional do Triângulo Mineiro e Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande (AMVALE), o simpósio contou com a participação do Dr. Marcello Vieira Machado Rodante, mediador e especialista em solução de conflitos, e da Dra. Ana Carla Albuquerque Pacheco Gontijo, diretora do CEJUC.

Durante os debates, foi ressaltada a importância da criação de um manual de boas práticas com orientações para um atendimento de qualidade e humanizado nas sessões de conciliação. Além disso, discutiu-se a necessidade de empoderamento dos prepostos, dos procuradores e correspondentes das empresas para que tenham maior autonomia em transigir e negociar com o consumidor. A meta é realizar novos cursos e capacitações.

Para que o trabalho tenha resultados que beneficiem a sociedade, as empresas devem estar em contato direto com o Procon, demonstrando comprometimento e atenção às reclamações dos consumidores a fim de prevenir futuras demandas. Os fornecedores que deixarem de participar dos eventos e que não adotarem o manual de boas práticas vão perder a oportunidade de participar e obter benefícios do programa. 

A CEO da D'Acordo Mediações, Emanuelly Castro, também prestigiou o evento. A legaltech já atua em parceria com o Procon Uberaba por meio do Totem, um terminal que permite a negociação direta entre consumidores e empresas de forma on-line. Segundo Castro, a iniciativa demonstra que o órgão está preocupado em acompanhar o processo de inovação digital e oferecer aos consumidores várias alternativas para a solução dos seus problemas. "Ao atuar junto com a D'Acordo e, ainda, criar um Núcleo de Conciliação, o Procon Uberaba sai na frente", acrescentou Castro.

Ao se dispor a negociar, as partes em conflito ganham. Fazer acordos é mais barato, rápido e eficiente do que optar pelo caminho da judicialização. Além dessas vantagens, uma solução consensual aumenta as chances de satisfação com o resultado, pois são os próprios envolvidos que o definem. A chamada "autocomposição", quando as partes decidem pelo diálogo, é um método capaz de restabelecer e promover a cultura da pacificação social.

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