X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Procon de Teófilo Otoni em Minas Gerais recebe totem para negociação on-line

Terminal facilita comunicação entre consumidores e empresas

Por Mariana Faria | Comunicação D'Acordo Mediações dia em Blog

Procon de Teófilo Otoni em Minas Gerais recebe totem para negociação on-line
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O cenário de inovação e tecnologia no Direito, principalmente na área de resolução de conflitos, tem trazido mudanças no atendimento dos Procons em todo Brasil. Ao chegar nesses órgãos, o consumidor é orientado a primeiro tentar uma negociação direta com a empresa reclamada. A comunicação tira proveito dos benefícios da internet e pode ser feita por meio de plataformas digitais ou, ainda, por um totem, instalado no próprio local. O terminal foi desenvolvido pela D'Acordo Mediações e, agora, chega ao Procon de Teófilo Otoni, cidade localizada no nordeste de Minas Gerais, em mais uma parceria da legaltech.

A novidade atende a uma demanda por melhoria na qualidade de atendimento do órgão de proteção ao consumo mineiro. A aposta é que "diminua consideravelmente o tempo de espera, bem como dê mais agilidade e eficiência ao atendimento", explica o coordenador do Procon de Teófilo Otoni Rafael Svizzero. Pelo totem, o consumidor pode resolver a sua demanda na hora ou em até 5 dias, sem necessidade de retornar ao local, uma vez que a negociação continua sendo feito por meio de uma plataforma digital, que pode ser acessada pelo computador, em casa. O serviço não tem custo algum para o consumidor. 

Na experiência de trabalho do Procon, Svizzero conta que algumas empresas já se mostram dispostas a dialogar, mas essa postura ainda não representa o posicionamento da maioria. Na opinião do coordenador, "alguns demandados ainda estão com a cabeça no século passado e enxergam os consumidores e órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) como partes adversas". Na tentativa de reverter essa cultura, por outro lado, "o totem concentra empresas conscientes do seu papel na relação de consumo e que estão dispostas a dar transparência à sua política de acordos", esclarece a CEO da D'Acordo Emanuelly Castro. 

O funcionamento do terminal de acordos on-line é muito simples. Para ser atendido, o consumidor deve se posicionar em frente ao totem, bastando selecionar, na tela do dispositivo, a empresa com a qual pretende buscar uma negociação. De forma imediata, o próprio terminal faz uma chamada de videoconferência para a legaltech, que vai ajudar na solução do problema. A conversa ocorre em tempo real e cara a cara. Ao utilizar o serviço, o consumidor precisa apresentar documento de identificação e comprovantes de endereço e da reclamação, a exemplo de notas fiscais ou de serviço. O atendimento é todo gravado para garantir a lisura do trabalho realizado. 

O totem da D'Acordo faz parte do que se convencionou chamar de resolução on-line de conflitos (Online Dispute Resolution ou ODR), área que está despontando no Brasil, assim como em outros países. A ODR garante mais eficiência ao sistema de justiça multiportas, pois permite escalonar as etapas da solução de controvérsias antes mesmo de a demanda ser judicializada, portanto, atua de forma preventiva. Conflitos mais simples podem ser resovidos por negociação on-line e, caso haja impasse, ainda por uma sessão de mediação virtual. São os avanços digitais trazendo mais estabilidade e segurança às relações de consumo.

Serviço

O Procon de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, fica na Rua Engenheiro Antunes, 172, Centro.

Conheça a D'Acordo

A D'Acordo Mediações desenvolve tecnologia para a resolução on-line de conflitos (Online Dispute Resolution ou ODR). Venha conhecer nosso totem e plataforma digital. Saiba mais informações ou agende uma reunião pelo e-mail atendimento@dacordo.com.br.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: