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Expansão: Totem D'Acordo chega a Contagem e Uberaba em Minas Gerais

Parceria com Procons facilita negociação on-line entre consumidores e empresas

Por Mariana Faria | Comunicação D'Acordo Mediações dia em Blog

Expansão: Totem D
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A reação dos consumidores tem sido de surpresa ao entrar na Fundação Procon Uberaba (MG) e descobrir que, através de um terminal instalado no órgão, é possível negociar diretamente com as empresas. Problemas típicos da relação de consumo, a exemplo da renegociação de dívidas, agora podem ser revolvidos por um canal de comunicação digital, que também chega ao Procon de Contagem (MG). O Totem foi desenvolvido pela D'Acordo Mediações, legaltech que atua desde 2015 em uma parceria inédita com os órgãos de proteção ao consumo no Brasil.

De acordo com o diretor de atendimento do Procon Uberaba, Bruno de Oliveira Rocha, embora seja uma novidade, "o Totem é autodidático e com 3 passos simples o consumidor tem acesso à voz e imagem do atendente da D'acordo que está ali para auxiliá-lo". Conectado à internet, o sistema funciona por videoconferência, permitindo essa interação cara a cara, o que simplifica o atendimento e facilita na hora de expor do problema.

O Totem D'Acordo é um exemplo da chegada da Online Dispute Resolution (ODR) no Brasil. A resolução de controvérsias a partir dos meios eletrônicos ajuda a prevenir futuros conflitos que poderiam terminar na justiça. Segundo Bruno Rocha, "em média, 70 consumidores passam pelo Procon Uberaba todos os dias, são 350 consumidores na semana e 1400 no mês. Imagine se todas essas demandas desaguassem nos Juizados? Seria o caos". Além de evitar novas ações, o Totem agiliza o tempo de solução da demanda, o que é benéfico para consumidores e empresas. A negociação é feita na hora ou em até, no máximo, 5 dias, a depender da complexidade do caso.

A utilização da tecnologia ODR encontra respaldo na Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que incentiva diretamente soluções digitais para uma gestão adequada de conflitos. Além disso, o Novo Código de Processo Civil (NCPC) tem como um dos pilares a autocomposição, isto é, método que consiste na transação privada de interesses, sem interferência do poder estatal. Com essas diretrizes, a ideia é que a cultura da judicialização, que é responsável pela insustentável marca de 100 milhões de processos em andamento no Brasil, seja, aos poucos, substituída por uma baseada no consenso e na pacificação social, principalmente quando se trata de demandas simples e repetitivas. Em um sistema de justiça multiportas, o Judiciário dever ser acionado como última alternativa.

De acordo com a superintendente do Procon Contagem (MG), Rariúcha Amarante Braga Augusto, é preciso estimular o diálogo transparente entre os atores envolvidos nas relações de consumo. "Estamos sempre buscando facilitar a mediação entre consumidores e fornecedores seja em realização de campanhas, mutirões, além de estarmos sempre integrados em novas tecnologias, como o Totem. O principal desafio é trazer a maioria das empresas para todo este novo ambiente tecnológico", complementa Rariúcha.

A CEO da D'Acordo Mediações, Emanuelly Castro, esclarece que algumas empresas já se deram conta do poder da tecnologia para a solução e prevenção de conflitos, mas ainda é preciso avançar na divulgação e popularização desses métodos eletrônicos. Apostando na força disruptiva da era digital, a legaltech também criou uma Plataforma que permite a negociação e mediação on-line. "Uma estratégia jurídica digital representa menor custo para os demandantes e para o poder público, e mais agilidade para lidar com um número de conflitos cada vez maior", acrescenta Castro. Um jeito de inovar na gestão dos velhos problemas do sistema de justiça.

Serviço

O Totem fica disponível para atendimento dos consumidores de segunda à sexta em horário comercial nos seguintes endereços: 

  • Procon Uberaba: Av. Leopoldino de Oliveira, 2976 - Estados Unidos.
  • Procon Contagem: Avenida José Faria da Rocha, Térreo, 1016 - Eldorado.

Os demais Procons e empresas interessados em estabelecer parcerias podem enviar e-mail para atendimento@dacordo.com.br.

*Crédito da foto: Maria Fernanda Parreira, da Assessoria de Comunicação da Fundação Procon Uberaba.

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