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Mediação on-line: plataforma digital da D'Acordo chega ao mercado

Novidade foi apresentada na LawTech Conference em São Paulo

Por Mariana Faria | Comunicação D'Acordo Mediações dia em Blog

Mediação on-line: plataforma digital da D
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Resolver um problema relacionado a um produto ou prestação de serviço ficou mais acessível ao consumidor, pois a reclamação agora pode ser feita em plataformas digitais. A mais recente foi desenvolvida pela D'Acordo Mediações e apresentada durante a LawTech Conference, realizada no dia 15/05, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo. A novidade despertou a curiosidade de quem passou pelo maior evento de tecnologia e inovação para o mercado jurídico brasileiro, promovido pela StartSe.

A ferramenta permite ao cliente insatisfeito entrar em contato diretamente com a empresa reclamada. Essa comunicação on-line também pode ser assistida por um mediador, que estimula o debate entre as partes em conflito para que elas cheguem a uma solução consensual. A gerente jurídica da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), Celia Piovezan, ficou surpresa com o avanço da tecnologia e avaliou que a solução é “extremamente interessante para empresas com muitos processos”.

A plataforma digital pode ser acessada pelo site, por meio de qualquer computador pessoal ou dispositivo mobile, como tablets, e, em breve, também por smartphones. De acordo com Caíque Matos, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma, o trabalho foi todo realizado com foco no usuário. “O sistema tem usabilidade fácil e intuitiva, de modo que as partes em conflito não terão nenhuma dificuldade”, esclarece o desenvolvedor.

No primeiro acesso, o usuário deve fornecer as suas informações pessoais, além de cadastrar um login e senha. Na sequência, será exibido um termo de responsabilidade com as regras de uso do serviço. A depender da complexidade do conflito, a plataforma permite, ainda, que o interessado possa conversar com um mediador por videoconferência ou por meio de chat em salas de atendimento virtuais.  

Segundo a CEO Emanuelly Castro, a plataforma é resultado da expertise que a D’Acordo Mediações adquiriu na resolução de conflitos consumeristas. Ela destaca que o mais importante é que essa tecnologia tem custo zero para os consumidores. Na opinião de Castro, “a plataforma digital empodera o consumidor, que passa a ter uma voz ativa na relação de consumo ao relatar a sua insatisfação e negociar diretamente as suas demandas”.

A CEO também explica que a atuação pode ser pré-processual, ou seja, com o objetivo de evitar a abertura de um processo contra a empresa, e também quando a ação já está em andamento na justiça. Em média, o consumidor espera, no mínimo, 2 anos e 3 meses por uma sentença no Juizado Especial Cível. Com a plataforma, o desfecho do problema pode ser imediato ou em poucos dias, uma evolução possibilitada pela tecnologia que representa uma boa opção de acordo para todos os envolvidos.

Além da plataforma digital, o totem de autoatendimento desenvolvido pela empresa também foi destaque na LawTech Conference. O dispositivo pode ser encontrado em diversos Procons e Juizados Especiais Cíveis país afora e possibilita a negociação de acordos com as empresas reclamadas de forma imediata. A tecnologia voltada para a resolução online de conflitos está em evidência porque garante o empoderamento das partes na medida em que representa mais uma porta de acesso à justiça.

 

 

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